sexta-feira, 7 de maio de 2010

Dia do PAP - Quadro 3 vasos



Hoje eu trouxe um quadro com uma técnica relativamente fácil. Para quem está começando é ótimo.
Vamos precisar de:
1- Um peça de MDF (eu escolhi esse quadro com 3 vasinhos. Escolhe o que quiser)
2- Goma Laca (ou Laca Chinesa)

3- Tinta marrom escuro
4- Tinta branca
5- Verniz acrílico fosco
6- Lixa fina (eu uso a P400 da Tigre)
7- Pincéis macios (um largo, para a parte grande da peça, e um pequeno, para as partes mais difíceis de alcançar) - Eu prefiro os da Condor, mas você pode comprar o que quiser.
8- Paninho e copinhos com água para limpar os pincéis.
- Se o seu quadro não tem gancho para pendurar você vai precisar de:
9- Fio de Nylon grosso
10- Duas tachinhas


Esse é o material que eu usei pois eu já os tinha. Compre da marca que preferir, abaixo darei algumas sugestões. (essa tinta marrom aí embaixo feeeeeeede muuuuito! Parece cocô de cavalo! Mas depois que seca saí, tá?! rsrsrsrsrs)

Primeiro passo:
Passe a goma laca nas partes CORTADAS do MDF, onde a madeira fica mais áspera.
EU passei a goma laca em TODA a peça.
Espere secar naturalmente. Não irá demorar muito.
Lixe toda a peça para ficar bem lisinha.

Agora pinte TODA a peça de marrom.

Ficou bom, né? Pode parar por aí se quiser! rsrsrs

Agora a parte mais chata.
Depois de secar toda a tinta marrom (pode usar um secador de cabelos para acelerar) pinte toda a parte da frente da peça de branco.
Espere secar e dê outra demão de branco.
Faça isso até conseguir uma cobertura uniforme. Eu tive que dar 4 demãos.... e poderia continuar se quisesse tudo bem branquinho.

Depois que ficar satisfeita, lixe toda a peça delicadamente e as arestas (as pontas) lixe um pouco mais, até aparecer a tinta marrom. E está praticamente pronta!!!

Veja como fica:

Agora os retoques:
A parte de trás normalmente acaba manchada. Lixe-a novamente e aplique a tinta marrom mais uma vez.

Espere a tinta secar e passe o verniz fosco.

Mais detalhes:
Com o verniz ainda molhado:

Eu ainda não terminei a peça. Vou fazer uns arranjos com flores de tecido caindo pelos vasinhos e muito fuxico pra decorar. Assim que estiver pronto eu mostro!

Outras DICAS:
  1. Se o seu quadro não tem gancho para pendurar faça um amarrado de Nylon com duas tachinhas. Faça assim: Marque dois pontinhos no lugar onde quer colocar as tachinhas. Comece a furar o MDF com a tachinha e antes de afundar tudo amarre o Nylon dando apenas uma voltinha. Termine de pregar a tachinha e está pronto. Isso serve se o quadro não for muito pesado, acho que até 1,5kg segura bem.
  2. Sempre utilize o pincel úmido. Se sentir que ele não está deslizando levemente molhe novamente na tinta. O certo é umedecer na água e tirar o excesso num paninho antes e pegar tinta.
  3. A tinta branca é bem difícil de usar. Se preferir pode utilizar a cor PALHA, que é muito bonita, ou pode escolher as combinaçoes que preferir. Marrom com rosa, verde com palha...
  4. Se você não gostar da peça muito lixada você pode retocar com a tinta branca (ou pode lixar somente as pontas)
  5. Se você não tem experiência prefira comprar uma peça de MDF menor para treinar. Um porta-retrato é mais fácil e vai ficar lindo.
     
    Qualquer dúvida é só me gritar! : )
    Beijinhos em todas.
    Me contem tudo!

    3 comentários:

    1. Nossa que PAP completinho!!
      Adorei a idéia do quadro! Ficou realmente lindo!!
      Parabéns!!
      Tem selinho pra você la no meu blog!!
      bjos

      ResponderExcluir
    2. Que lindo Li...adorei o pap..ai que saudades das minhas pinturas..acho que semana que vem vou dar uma pintade em caixas!
      Obrigada viu?
      beijinhos e um lindo dia das Maes pra vc.
      So

      ResponderExcluir
    3. Li- Me fascina todos las cosas nuevas que estas haciendo - tu ha estado bien ocupada!!! Todo es tan bonito!! Creo que tu y yo estamos un pcos confudidos no te puedo enviar mi email - porque necesito el tuyo!! Porque perdi el primero que me mandaste con tu dirrecion para escribirte y mandarte una cartita - mi website tiene un 'contact' button porfavor manda me un en email con tu dirrecion de email y de casa para escribirte una carta. Tiene tanto talento !!!

      ResponderExcluir

    Obrigada por comentar! Você pode fazer qualquer comentário aqui ou pelo meu email: lilian_coelho@yahoo.com
    As encomendas, personalizações, informações sobre o valor das peças assim como meus telefones de contato eu só forneço por email.
    Volte logo!

    Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...