sexta-feira, 23 de abril de 2010

Primeiro dia do PAP – Cantinho da Li

Quem é que não gosta de um bom passo-a-passo? Eu sei que EU adoro! Por isso resolvi fazer as sextas-feiras o “Dia do PAP” aqui do blog. E QUAAAASE, quase que não saiu na sexta-feira! É que estou em outra cidade e a minha internet 3g não pega aqui, além disso a internet do hotel é muuuuuito ruim... então, agora estou tendo sorte! Tenho que enviar rapidinho antes que eu caia de novo! rsrsrsrs

Pedi que escolhessem o primeiro “tema”, mas vejo que vocês preferiram deixar a escolha por minha conta, né? Sabia escolha. ;-)

Então aqui está um PAP bem fácil de um lindo CUPCAKE. Aproveito para dar uma receita HIPER fácil de um cupcake no sentido literal da palavra (Cup = caneca, cake = bolo).

Aproveitem para fazer muita arte no final de semana e depois me digam se gostaram, tá?!

E quem fizer o cupcake me avisa pra eu poder colocar aqui também.


1- Escolha as cores que irá usar para a base (que é o cupcake), para a cobertura e para a frutinha (aqui vamos fazer um moranguinho). Nas fotos você verá marron escuro, branco, vermelho e verde.

2- Para a base - Recorte um circulo de mais ou menos 5cm de diâmetro. Você pode usar a borda de um copo ou qualquer coisa que tenha mais ou menos essa medida.
3- Para o "corpo" do bolinho - Tire a medida de toda a volta do círculo. Essa será a medida do comprimento, e para altura use 4cm. Então, corte uma tira com o comprimento que você mediu e com 4cm de altura.
4- Costure essa tira no círculo, pelo avesso. Depois feche a tira (costurando) e vire do lado certo para colocar o enchimento (eu uso plumante).
5- Agora a cobertura - Recorte no feltro branco um "círculo com pontas" de 7cm de diâmetro. (Veja na foto e que este "círculo" é como se fosse um quadrado com as pontas arredondadas). Recorte 13 ou mais "círculos", mas vá diminuindo o diâmetro até chegar no topo. Se preferir, faça primeiro num papel para saber as medidas corretas.
6- Corte dois pedaços de feltro branco de 4cm de diâmetro e costure 1 deles por cima do círculo maior. Coloque enchimento para dar um efeito melhor no final. Repita essa operação com o círculo que vem por cima.
7- Vá juntando os círculos um por cima do outro dando um ou dois pontinhos no meio sem apertar muito. Lembresse de não deixar as pontinhas uma por cima da outra. Deixe-as desencontradas.
8- Com linha branca costure a cobertura direto na base. Pode dar um pouquinho de trabalho, então vá com calma.
9- Corte o feltro vermelho e o verde 2 vezes para fazer o moranguinho. Neste molde o feltro é cortado direto no formato da frutinha e costurado um no outro com enchimento. Depois vou colocar o molde de outro moranguinho mais bonitinho.
10- Dê uns pontinhos para prender o moranguinho na cobertura e VOILÁ! Prontinho! A não ser que você queira colocar umas fitinhas em volta para dar mais charme (e quem é que não quer mais charme?!)
Prontíssimo em apenas 10 passos! ;-)

----------------------------------------------------------------------

E agora...


Cupcake ou Bolo de caneca
(Corrigido)

Ingredientes:
- 1 ovo pequeno
- 4 colheres (sopa) de leite
- 3 colheres (sopa) de óleo
- 2 colheres (sopa) rasas de chocolate em pó
- 4 colheres (sopa) rasas de açúcar
- 4 colheres (sopa) rasas de farinha de trigo
- 1 colher (café) rasa de fermento em pó
Modo de Preparo:
- Coloque o ovo num copo bem grande (ou tijelinha) e bata bem com um garfo.
- Acrescente o óleo, o açúcar, o leite, o chocolate e bata mais.
- Acrescente a farinha e o fermento e mexa delicadamente até incorporar.
- Leve por 3 minutos no microondas na potência máxima.
Dicas
- A caneca deve ter capacidade de 300ml. (Melhor dividir a massa em duas canecas.)
- A medida de colher é sempre rasa.
- Se você deseja desenformar da caneca, unte uma outra caneca com um pouco de óleo e depois transfira massa para ela. (Eu consigo desenformar sem untar nem enfarinhar)
- A massa transborda a acaba de assar pra fora da caneca, mas quem liga pra isso, né?
- Coma quentinho! Huummm...

Beijos!
Depois me contem tudo!

14 comentários:

  1. Oi Li...amiga cade o pap? nao estou achando o link ou como vc fez? será que estou cega? depois eu volto pra ver se acho!
    beijinhos e um ótimo fds
    So

    ResponderExcluir
  2. Oi Li
    Adorei o PAP, ficou bem explicadinho, vou tentar fazer e depois mostro pra vc, ok.
    Beijinhos e bom fim de semanda.

    *Daiane

    ResponderExcluir
  3. Oi Li,

    Eu vim ver, obrigada por me chamar!
    Uallll..... Que mais que demais!!!
    Amei a idéia, em um ítem tão popular como cupcakes você conseguiu inovar e criar um super interessante, como sou doida por feltro e realmente ficou show, estou indo divulgar seu PAP lá no Feltro-Aholic, viu?!!!!

    Parabéns e Obrigada por compartilhar!
    Uma ótima semana ; )

    Beijinhosss
    Carine

    ResponderExcluir
  4. Oi Li.. ainda nao conhecia seu blog, mas vi a indicacao do PAP em um blog de uma amiga que temos em comum e vim espiar..
    Ja sou sua seguidora.. pra poder espiar sempre por aqui.
    Ahhh vc ja fez esse bolo na caneca..? De verdade..? Ficou bom..???
    Bjuss ;)

    ResponderExcluir
  5. Olá Li...
    adoreeeeeeeei o PAP...
    Bem explicadinho...
    Estou te sguindo pra acompanhar mais de perto seus trabalhinhos tá!?

    Beijos e ótima semana pra vc!

    prirb.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Oi Adorei seu blog, o PAP vai ser muito util, obrigada por compartilhar.
    bjinho
    Virginia

    ResponderExcluir
  7. Oooo que lindo el cupcake me fascina!!! gracias por compartir esto con nosotros!! Hoy yo escribi un tutorial para hacer un laptop bag! Pero ahora tengo que hacer otro cupcake - version porque me inspiraste!

    ResponderExcluir
  8. Adorei o PAP, super detalhado e com um resultado mega fofo!!!
    Obrigada Li!!!

    ResponderExcluir
  9. Olá, vi seu cupcake no blog da Carine e achei bem legal, haja imaginação pra fazer um tuto a cada semana, hein! Vou conferir!
    Adorei esta receita de cupcake literal! rs Todas que eu tentei ficaram horríveis e as coberturas cheias de manteiga? Intragáveis! Vou experimentar a sua receitinha.
    Vem conhecer meu cantinho também
    www.marianepro.blogspot.com
    Abç

    ResponderExcluir
  10. Oi,Li
    Vim conhecer seu blog pois vi o Pap do cupcake no blog da Carine. Adorei!!!! Vou fazer a receita também.Espero sua visita no meu blog:www.fiodourado2.blogspot.com
    Beijos. Elaine Regina

    ResponderExcluir
  11. Oi Li, pensei que este pap fosse seu, mas é da katja né?! Nossas eu preciso corrigir a postagem lá do Feltro-Aholic.
    Beijinhosss
    Carine

    ResponderExcluir
  12. Que lindo esse CUP CAKE, parabéns.

    ResponderExcluir
  13. Olá Lílian!

    Guria, teu blog é show! estou doidinha pra fazer o bolinho de caneca (minha filhotinha vai adorar!) se der certo, vou postar a foto lá no blog, com link pra tua postagem, tudo bem? Parabéns pelos trabalhinhos, seu talento é incrível! beijinhos.

    ResponderExcluir

Obrigada por comentar! Você pode fazer qualquer comentário aqui ou pelo meu email: lilian_coelho@yahoo.com
As encomendas, personalizações, informações sobre o valor das peças assim como meus telefones de contato eu só forneço por email.
Volte logo!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...