sexta-feira, 30 de abril de 2010

Dia do PAP - Flor de tecido e Pão de Banana

 
ATENÇÃO: Leia até o fim antes de dizer que é difícil demais!
Eu exagerei na quantidade de fotos, mas foi pensando em simplificar pra você.
Se tiver dúvidas é só me gritar. : )
Se EU consegui VOCÊ também consegue.

 *****
Você vai precisar de:
- Tecido: Dois círculos de 9cm de diâmetro
- Arame ou palito de churrasco para fazer o cabo
- Fita de cetim ou tirinha de tecido para forrar o arame
- Agulha, linha, tesoura e cola pano (ou a cola que preferir)

Forre o arame com fita de cetim da cor que você escolheu, ou use uma tira de tecido (eu cortei o final do mesmo tecido usado na flor, por isso ele tem uma borda desfiadinha).
Eu costumo colar a pontinha e ir enrrolando, no final eu aplico mais cola e seguro um tempinho para colar. Você tabém pode corturar o ínício e o final, se não quiser usar cola.
Agora a florzinha:
Eu risquei o tecido com um compasso, mas você pode usar a borda de uma caneca ou de um copo.
Cortei com 9cm de diâmetro, mas você pode fazer do tamanho que quiser. Vai dar certo de qualquer jeito.

Dobre o círculo ao meio para marcar. Um pouco abaixo do meio (1cm abaixo) faça um risco de 3cm.

Corte este risco. É por esse buraco que você vai virar o círculo depois de costurado.

Costure os dois círculos com o lado certo virado pra dentro.

Desvire o círculo pela fenda que você cortou anteriormente.
Empurre delicadamente com a ajuda dos dedos ou de um lápis.

Enfie o lápis pela fenda para acertar a costura.

Segure o círculo nesta posição e marque o centro superior (onde eu estou segurando).
Imagine um triângulo no centro do círculo (marquei com bolinhas brancas para visualizar melhor).

Dobre as duas abas laterais em direção ao centro (as laterais do triângulo).
Posicione o cabo de arame (ou palito) e marque com um alfinete o meio deste triângulo.

Com outro alfinete, marque o meio entre o topo e o alfinete 1.
(Tentei desenhar para me explicar melhor... mas acho que eu estou complicando as coisas. rsrsrs
Ainda por cima escrevi "Agulha" ao invés de "Alfinete".)
Bem, aqui você alinhava entre o alfinete 1 e o 2.

Agora puxe a linha para franzir. Falta pouco...

Dê algumas voltas com a linha, para ficar firme. Esse é o botão da flor.

Dê um nozinho na parte de trás e corte a linha excedente.
Veja como eu fiz:

Puxe a parte de baixo do tecido para cima com cuidado e... TADAAAAAAH!
Prontinho! : )

Agora ela vai para junto das irmãs.
Essa é um pouco diferente. Eu fiz com feltro e não costurei o círculo.

Gostaram?


Dicas:
- O tamanho do botão vai depender da altura onde você alinhava. Repare que na flor com feltro eu fiz um botão grande, e na flor preta e branca eu fiz pequenininho.
- O tamanho da flor vai depender do tamanho do círculo.
- Se estiver com medo de tentar, experimente fazer sem costurar nada, apenas junte o tecido, dobre para formar o triângulo e amarre o botão com linha. Se não gostar desmanche e faça de novo.
- Eu ODIEI a minha primeira florzinha, mas não desisti!

Fonte:
Revista Ateliê na TV, número 35 (Eu perdi a minhaaaaaa! buáááá´!)

---------------------------------------------------------------------------------


 Peguei essa receitinha da maravilhosa Melanie que tem um blog LINDO. Vale muito a pena conhecer:

A Melanie escreve dizendo que essa é uma antiga receita da mãe dela (já começou bem) e que ela recebeu anotado num papel verde na época em que foi morar sozinha e tinha uma cozinha bem menos equipada que hoje (ganhou mais um ponto). Ela diz ainda que sorri toda vez que puxa o velho papel verde da gaveta (precisa de mais alguma coisa pra te convencer?)
Parece muito apetitosa já estou com água na boca. Eu vou fazê-la amanhã e depois digo como foi.

Pão de Banana da Melanie
Ingredientes:
2 1/2 xícaras de farinha1 xícara de açúcar
3 1/2 colheres de chá de fermento em pó 
1 colher de chá de sal
3/4 xícara de leite 
3 colheres do óleo
1 ovo 
1 xícara de purê de banana (ela diz: geralmente uso as bananas escurecidas que eu tenho... usei 4 neste momento)
 

Pré-aqueça o forno à 180 graus. Untar e enfarinhar uma forma de pão pequena (Eu vou usar uma forma de pudim pois não tenho a de pão).
 

Modo de fazer:
Misture os ingredientes secos numa tigela grande. 
Misture o leite, ovos e óleo juntos (com garfo) em outra tigela (eu faço isso no copo medidor onde eu medir o leite) 
Misture secos e molhados, em seguida coloque a banana amassada e mexa bem. 
Despeje na assadeira e asse por 55 min ou até que o palito saia limpo. Retire da assadeira.

***Eu costumo acrescentar açúcar por cima da massa antes de assar. Isso eu adicionei à receita para o meu marido ***
 Hummmm....
Quem vai fazer também????


 Fonte: http://melaniescrafts.blogspot.com/
Obrigada Melanie!

Meninas, me contem tudo! : )

9 comentários:

  1. Oi Lilian, sou nova no pedaço... Mas amei esta flor de tecido, minha filha tbm gostou muito... vou me aventurar assim que tiver um tempinho e uns tecidinhos bonitos, pra enfeitar o quartinho dela que aos poucos está se tornando um quarto, rsrs. Ela vai fazer 6 anos e ama estas coisinhas... beijos

    ResponderExcluir
  2. Oi Lilian,
    Você é uma fofa, sempre colocando um pap prá gente, muito obrigada! De coração.
    Adorei a flor e achei facinho de fazer. Não tem desculpa!
    E amei o bolo de banana. Por acaso tenho umas bananas aqui olhano prá mim, porisso...hummm!
    Adorei suas observações sobre o bolo ser bom, pelo jeito que ela contou. E é a pura verdade. REceita de familia é tiro certeiro, rsrs.
    Beijos e bom final de semana.
    Valéria

    ResponderExcluir
  3. Amiga, amei o pap, muito bem explicado e fácil de entender...obrigadao!!!!
    Agora infelizmente o bolo vou passar...nao sou fã de banana, mas esta com uma cara ótima!
    Vc esta fera nos pap e receitinhas, continue assim!
    beijinhos e um lindo fds queridona,
    So

    ResponderExcluir
  4. Lilian, amei seu blog!! É a minha cara TAMBÉM, pq já fiz e ainda faço de tudo um pouco... artesanato é muito bom, né? Pena que ainda tem gente que desvaloriza... tá linda sua filhota!! Beijos, a gente se vê!!!

    ResponderExcluir
  5. Oiee..
    Nossa bem facinho mesm de fazer.. eu nunca tinha visto nesse modelinh.. achei bem bonita!!!
    Tbm naou sou muito fa de banana.. kkk mas eu vou 'e dar uma lida bem minuciosa a receitinha ali de cima.. (do outro post..) aiiii que coisa mai gorda!!!
    Nada diets .. kk
    Bjuss ;)

    ResponderExcluir
  6. What beautiful fabric flowers - one of my favorite tutorials!! I think I will try this to make pins for my bags and clothes!! Gracias Linda por una idea magnifica!


    Btw- no puedo encuentrar el email con tu snail mail para mandarte un sobre chiquito que tengo preparada:)) Porfavor manda me lo de nuevo :))

    ResponderExcluir
  7. OI Lilian, já estou te seguindo....
    Me segue também....
    madamefeltro.blogspot.com
    Um abraço Simone ( Madame Feltro )

    ResponderExcluir
  8. Olá Lilian,amei os paps e estou te seguindo....
    Seu cantinho é lindo.
    apareça
    bjsss

    ResponderExcluir
  9. Li, ainda não conhecia essa florzinha , adorei o seu PAP , vou tentar fazer ... depois te digo como ficou ,

    bjim

    ResponderExcluir

Obrigada por comentar! Você pode fazer qualquer comentário aqui ou pelo meu email: lilian_coelho@yahoo.com
As encomendas, personalizações, informações sobre o valor das peças assim como meus telefones de contato eu só forneço por email.
Volte logo!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...